No mundo congelado de Frost Shelter, você e Fr0sty, um robô coletor atrapalhado mas dedicado, lutam para proteger a Colônia à beira do colapso. Juntos, enfrentam eventos catastróficos e gerenciam recursos escassos para proteger os sobreviventes. Com Fr0sty nem tudo sempre sai como planejado, mas ele nunca desiste de ajudar. A Colônia depende de vocês. O frio não perdoa, mas, com Fr0sty ao seu lado, a esperança ainda resiste.
Ao usar a Expedição, o jogador pode escolher como distribuir as 2 cartas recolhidas.
As regras de compra de equipamentos, Enfermaria e Frostbite permanecem as mesmas.
Essencialmente, esta mecânica significa que cada jogador joga uma carta, e quando todos tiverem jogado 1 carta, a melhor carta ganha. Portanto, só é resolvida quando TODOS jogadores jogaram 1 carta na mesa.
Resposta:
Não existe a possibilidade de uma vaza acabar em um empate em Frost Shelter, pois apenas quem pega os Recursos é o vencedor daquela vaza (que será o próximo Líder). Exemplificando alguns casos:
Para todos os casos, considere:
4 jogadores:
Relíquia: Água
O primeiro jogador (Líder) não pode ir para a Expedição. Este precisa definir qual o Recurso do Líder.
Cada jogador só pode jogar sua carta de Expedição UMA VEZ por Evento.
Por padrão, o jogador que venceu a vaza escolhe as cartas que quer recolher (que os jogadores jogaram na vaza atual), e o resto vai para o baralho de Expedição.
Todas as cartas que sobram das vazas vão para um baralho de descartes chamado Baralho de Expedição.
O jogador que for para a Expedição, pode escolher quais cartas deste baralho ele quer, num limite de até 2 cartas.
Exemplificando:
Durante a vaza, este jogador, na sua vez, joga um recurso qualquer E a carta de Expedição.
Quando um jogador opta por ir para a Expedição, ele não vai ganhar a vaza, independente do recurso que jogue.
No final da vaza, o vencedor (que será o Líder na próxima vaza) deve escolher o número de recursos indicado no manual (dependendo do número de pessoas) e os coloca em sua Colônia.
As cartas restantes vão para o baralho de Expedição, que é o baralho onde se descarta as cartas.
Em seguida o jogador mais próximo que escolheu ir para a Expedição procura neste baralho quais Recursos quer trazer pra sua Colônia (de 0 (zero) a no máximo 2, a não ser que algum Equipamento diga o contrário).
Não pega aleatoriamente. O jogador pode procurar no baralho quais cartas quer, e selecionar até 2 e trazer para sua Colônia.
Atenção:
Na preparação do jogo, deixe todos os equipamentos abertos e distribuídos na mesa. Assim será formada a Loja de Equipamentos.
A seguir uma descrição de cada Equipamento:
Quando usar: Quando o jogador for para a Expedição.
Como usar: Quando um jogador escolhe ir para Expedição, na sua vez de jogar uma carta na vaza, deverá jogar um Recurso, a carta de Expedição e a Lona. Este recurso não poderá ser recolhido por quem vencer a vaza. Fica garantido para o dono do Recurso que o jogou com a Lona + Expedição. Depois que o Líder escolher quais outros recursos ele quer recolher da vaza atual, o jogador que jogou a Lona pode consultar o baralho de Expedição, e pegar mais um recurso se quiser.
Quando usar: Depois de encerrar a resolução do Evento, ou seja, depois que o jogador já cumpriu (ou não) as condições de defesa do Evento (antes da fase 4.6 do manual (Fase de Limpeza)).
Como usar: Depois que o jogador já se defendeu do Evento (Fase 4.3), já optou por comprar ou não Equipamentos (fase 4.4), descarte o Baú (devolva-o para a Loja de Equipamentos, que estão abertos na mesa), e reserve um Recurso que ainda não foi gasto para o próximo Evento. Lembrando que neste próximo Evento, como o jogador começou com 1 Recurso, NÃO poderá se beneficiar da Hibernação.
Quando usar: Antes da primeira vaza do Evento ser jogada.
Como usar: Escolha outra Relíquia para substituir a atual: O jogador que utilizar este equipamento pode trocar a Relíquia (ou seja, o recurso mais valioso do EVENTO, ou o Trunfo). Este jogador tem direito de colocar outra Relíquia de sua escolha no topo. A Relíquia atual é removida e não poderá mais ser usada para este Evento. Bem útil quando um jogador não possuir cartas boas do mesmo recurso que a Relíquia.
Quando usar: Quando o jogador for para a Expedição
Como usar: Recolha 1 carta a mais da Expedição: Normalmente o jogador que foi para a Expedição resgata até 2 cartas do baralho de Expedição. Com a Mochila, neste turno ele recolhe de 1 a 3 cartas de Recurso do baralho de Expedição.
Quando usar: Na fase 4.3 - Defendendo-se do EVENTO.
Como usar: Na fase de defender-se do Evento, cada jogador deve ter os Recursos necessários para se defender de cada dano do Evento. Existe uma Caixa de Recursos para cada tipo de Recurso (1 de Ferramenta, 1 de Água, 1 de Comida, 1 de Combustível). Use este Equipamento para substituir por uma carta daquele tipo de recurso de qualquer número. Por exemplo: Caixa de Recurso - Água: use-a como uma carta de Água de qualquer número que precise. Retorne este equipamento depois de usado. Esta carta não conta como Recurso para a Hibernação nem Frost Bite, pois é um Equipamento.
As fases desta etapa devem ser resolvidas estritamente nesta ordem, definidas no manual. Ao resolver uma fase pra todos jogadores, passa-se para a seguinte:
4.1 - Frost Bite: Nesta fase, o jogador sofre dano por recursos excedentes. Cada Evento tem um ícone que mostra o máximo de cartas que ele precisa pra ser cumprido, num círculo preto do lado direito da carta. Se um jogador, neste momento tiver cartas a mais, sofre 2 pontos de dano pra cada recurso a mais.
Exemplo: O Evento “Explosão”, causa 6 pontos de dano no total (ícone gota de sangue), porém, precisa de no máximo 7 cartas para ser defendido: 3 cartas de cores diferentes e 4 cartas de cores diferentes, somando 7. Não confundir com o ícone de gota, nem o ícone de escudo. Deve-se observar a QUANTIDADE DE CARTAS máximas necessárias para cumprir o Evento. O dano sofrido pelo Frost Bite tão punitivo que o jogador que sofrer APENAS dano do Frost Bite (e não do Evento) não pode comprar equipamentos neste Evento. O jogador não descarta nenhuma carta nesta etapa.
4.2 - Hibernação: Se neste momento não houver nenhum recurso na Colônia de um jogador, e este não utilizou a Expedição, previne-se 4 de dano (que ele receberá do Evento na fase seguinte)
4.3 - Defendendo-se do EVENTO: Cumpre-se cada um dos critérios de defesa do Evento.
4.4 - Compra de Equipamentos: Explicado melhor na seção de Equipamentos.
4.5 - Enfermaria: Na carta de Colônia existe um ícone que significa: “Descarte Três Recursos Diferentes, cura 1 de dano”. ou seja PARA CADA 3 Recursos diferentes, recupera-se 1 de dano da Colônia.
4.6 - Fase de Limpeza: Nesta fase, a carta de Evento atual vai para baixo da pilha do baralho de Eventos, e um novo Evento é revelado. A Relíquia atual volta para o baralho de Relíquias, este é reembaralhado e escolhida uma nova Relíquia (podendo ser a mesma do Evento anterior). Os Equipamentos não usados pelos jogadores continuam pertencendo a eles, abertos na frente de cada um. Caso tenham sido usados, voltam para a loja de Equipamentos. Todos os Recursos (menos os recursos reservados pelo Baú), voltam para o baralho de Recursos e são reembaralhados para serem distribuídos novamente para os jogadores.
Fundada em 2014, a Bucaneiros se especializou no desenvolvimento e criação de novos produtos para jogos de tabuleiro moderno. Hoje conta com lojas parceiras espalhadas em todo o território nacional, se consagrando como a maior fabricante de acessórios do país. Em 2018 foi anunciada a nova fase da empresa, impulsionada pelo ótimo relacionamento com seus parceiros a Bucaneiros estreou como editora, lançando jogos internacionais e desenvolvendo jogos com temática Marvel e de outras grandes franquias.