FAQ - Frost Shelter

Regras e Dúvidas Frequentes de Frost Shelter

Frost Shelter - Caixa

Modo Solo - Introdução

No mundo congelado de Frost Shelter, você e Fr0sty, um robô coletor atrapalhado mas dedicado, lutam para proteger a Colônia à beira do colapso. Juntos, enfrentam eventos catastróficos e gerenciam recursos escassos para proteger os sobreviventes. Com Fr0sty nem tudo sempre sai como planejado, mas ele nunca desiste de ajudar. A Colônia depende de vocês. O frio não perdoa, mas, com Fr0sty ao seu lado, a esperança ainda resiste.

Preparação

  1. Colônia: Pegue 1 carta de Colônia e coloque o marcador de vida no 15.
  2. Baralho de Recursos:
    • Embaralhe o baralho de recursos e pegue 10 cartas para o jogador.
    • O restante forma o baralho de Fr0sty e deve ficar no centro da mesa.
    • À esquerda do baralho de Fr0sty ficarão as cartas relacionadas a ele, e à direita, as cartas do jogador.
  3. Baralho de Eventos:
    • Embaralhe o baralho de 6 Eventos e revele 2 cartas.
    • Coloque a primeira à esquerda (Fr0sty ) e a segunda à direita (jogador).
  4. Baralho de Relíquias: Embaralhe e revele a primeira carta.
  5. Expedição: Pegue 1 carta de Expedição e deixe do seu lado.
  6. Equipamentos: Monte o mercado de equipamentos como numa partida normal.
FAQ Frost Shelter - Preparação Modo Solo

Objetivo

  • O jogador e o Fr0sty devem proteger-se dos seus respectivos Eventos.
  • Qualquer dano sofrido será descontado da Colônia.
  • Sobreviva a 3 rodadas de Eventos sem que a Colônia seja destruída.

Como Jogar

Fr0sty

  • Fr0sty começa liderando todas as vazas.
  • Ele apenas coleta recursos.
  • Não compra equipamentos nem usa a Enfermaria.
  • Antes da 5ª vaza, Fr0sty vai à Expedição e recolhe UMA ÚNICA carta.
  • Fr0sty pode sofrer Frostbite se coletar recursos demais.

Ações do Jogador

  • Deve seguir o Recurso ou jogar uma Relíquia.
  • Se não puder, pode jogar qualquer carta.

Recolhimento de Cartas

  • O vencedor recolhe apenas 1 carta, e a outra carta vai para o baralho de Expedição.
Exemplo:
  1. Pegue a primeira carta do baralho de Recursos e jogue, simulando uma carta que Fr0sty jogou.
  2. O jogador (você ) deve seguir a cor (a), ou usar a Relíquia (b);
  3. Quem ganhou recolhe apenas 1 dos recursos jogados (ou seja, se você deixar Fr0sty ganhar, pegue o recurso que é melhor para resolver o evento da esquerda, e deixe perto de Fr0sty, senão, pegue o recurso que melhor resolve o evento da direita, para você (No exemplo abaixo, jogador seguiu a cor, e Fr0sty ganhou a vaza, recolhendo o 2 de comida.
  4. A outra carta, portanto, vai para o monte de Expedição.
FAQ Frost Shelter - Exemplo vaza

Expedição

Ao usar a Expedição, o jogador pode escolher como distribuir as 2 cartas recolhidas.

Resolução dos Eventos

  • Ao final das vazas, ambos usam os recursos recolhidos para cumprir seus Eventos.
  • Subtraia o dano da Colônia.

Regras Adicionais

As regras de compra de equipamentos, Enfermaria e Frostbite permanecem as mesmas.

Nova Rodada

  • Embaralhe o baralho de Recursos e pegue 10 cartas.
  • Revele uma nova Relíquia.
  • Descarte os 2 Eventos atuais e revele 2 novos (se houver ).

Final de Partida

  • Derrota: se os pontos de vida da Colônia chegarem a 0.
  • Vitória: se o baralho de Eventos acabar e a Colônia sobreviver.

Níveis de Dificuldade

  • Granizo:
    • O jogador não precisa seguir o recurso de Fr0sty.
    • Fr0sty recolhe 2 cartas na Expedição.
  • Nevasca: Modo padrão descrito neste manual.
  • Permafrost:
    • O Evento só é substituído quando ambos os objetivos forem concluídos.
    • Para cada objetivo cumprido, coloque 1 carta de Expedição (não usada) ao lado dele.
    • Obs: Sinalizar que um objetivo foi conquistado tapando-o com uma carta de Expedição, por exemplo, ou alguma de Colônia não utilizada.
    • O jogo pode demorar mais que 3 rodadas completas para terminar. Você e Fr0sty jogarão quantas rodadas forem necessárias até finalizar o jogo, se conseguirem.
    • Caso tenha apenas 1 Evento na mesa, os Recursos recolhidos por este lado são perdidos.
    • A condição de vitória segue a mesma: O baralho de Eventos deve ser esgotado e sua Colônia ainda permanecer de pé.

Dúvidas sobre as vazas:

O que é uma vaza?

Essencialmente, esta mecânica significa que cada jogador joga uma carta, e quando todos tiverem jogado 1 carta, a melhor carta ganha. Portanto, só é resolvida quando TODOS jogadores jogaram 1 carta na mesa.

Quando a vaza acaba num empate de uma carta que não seja o naipe dominante, o que acontece?

Resposta:
Não existe a possibilidade de uma vaza acabar em um empate em Frost Shelter, pois apenas quem pega os Recursos é o vencedor daquela vaza (que será o próximo Líder). Exemplificando alguns casos:

Para todos os casos, considere:
4 jogadores:
Relíquia: Água

Caso 1:

  • Jogador 1 (Líder): joga o 3 de Comida
  • Jogador 2: 4 de Ferramenta
  • Jogador 3: 8 de Ferramenta
  • Jogador 4: 9 de Ferramenta
  • Vencedor: Jogador 1 vence com o 3 de Comida, pois foi o Recurso do Líder. A única forma de vencê-lo seria com o mesmo Recurso, de um número maior, ou qualquer uma da Relíquia (Água).

Caso 2:

  • Jogador 1 (Líder): joga o 3 de Comida
  • Jogador 2: 3 de Combustível
  • Jogador 3: 3 de Ferramenta
  • Jogador 4: 3 de Água
  • Vencedor: Jogador 4 vence, pois jogou a Relíquia

Caso 3:

  • Jogador 1 (Líder): joga o 3 de Comida
  • Jogador 2: 3 de Combustível
  • Jogador 3: 3 de Ferramenta
  • Jogador 4: 4 de Ferramenta
  • Vencedor: Jogador 1 vence, pois nenhum outro jogador jogou número maior de Comida, nem de Relíquia.

Caso 4:

  • Jogador 1 (Líder): joga o 3 de Comida
  • Jogador 2: 10 de Comida
  • Jogador 3: 9 de Comida
  • Jogador 4: 1 de Comida
  • Vencedor: Jogador 4 vence, pois se existe um 10 jogado e uma carta 1, o 1 vence de todas (contanto que seja do Recurso do Líder ou Relíquia)

Caso 5:

  • Jogador 1 (Líder): joga o 3 de Comida
  • Jogador 2: 10 de Água
  • Jogador 3: 10 de Comida
  • Jogador 4: 1 de Comida
  • Vencedor: Jogador 2 vence, pois jogou um recurso da Relíquia. O 1 não vence, pois não é da Relíquia. Se fosse 1 de Água, venceria do 10 de Água.

Dúvidas sobre a Expedição:

O primeiro jogador (Líder) não pode ir para a Expedição. Este precisa definir qual o Recurso do Líder.
Cada jogador só pode jogar sua carta de Expedição UMA VEZ por Evento.

Por padrão, o jogador que venceu a vaza escolhe as cartas que quer recolher (que os jogadores jogaram na vaza atual), e o resto vai para o baralho de Expedição.

Todas as cartas que sobram das vazas vão para um baralho de descartes chamado Baralho de Expedição.
O jogador que for para a Expedição, pode escolher quais cartas deste baralho ele quer, num limite de até 2 cartas.

Exemplificando:

Durante a vaza, este jogador, na sua vez, joga um recurso qualquer E a carta de Expedição.
Quando um jogador opta por ir para a Expedição, ele não vai ganhar a vaza, independente do recurso que jogue.

No final da vaza, o vencedor (que será o Líder na próxima vaza) deve escolher o número de recursos indicado no manual (dependendo do número de pessoas) e os coloca em sua Colônia.

As cartas restantes vão para o baralho de Expedição, que é o baralho onde se descarta as cartas.

Em seguida o jogador mais próximo que escolheu ir para a Expedição procura neste baralho quais Recursos quer trazer pra sua Colônia (de 0 (zero) a no máximo 2, a não ser que algum Equipamento diga o contrário).

Não pega aleatoriamente. O jogador pode procurar no baralho quais cartas quer, e selecionar até 2 e trazer para sua Colônia.

Atenção:

  • Se o jogador escolheu ir para a Expedição e escolheu a Lona, ele fica com o Recurso que jogou junto com a Lona e pode escolher mais 1 do baralho de Expedição.
  • Se o jogador escolheu ir para a Expedição e escolheu a Bolsa, ele pega até 3 do baralho de Expedição (mas deve escolher no mínimo 1 recurso);
  • Se o jogador escolheu Expedição + Lona + Bolsa, ele fica com o Recurso protegido pela Lona, e pode escolher MAIS 2 do baralho da Expedição se quiser.

Dúvidas sobre os Equipamentos

Na preparação do jogo, deixe todos os equipamentos abertos e distribuídos na mesa. Assim será formada a Loja de Equipamentos.

  • Os Equipamentos só podem ser comprados com os Recursos reunidos pela Colônia de um jogador.
  • Só podem ser comprados na fase 4.4 do Manual, na Resolução do EVENTO - Compra de Equipamentos.
  • Só podem ser comprados pelos jogadores que sofreram dano neste Evento (dano apenas do Evento).
  • Se o jogador tomou apenas o dano por Frost Bite mas não do Evento (ou seja, cumpriu o Evento, mas reuniu cartas excedentes), este não poderá comprar Equipamentos.
  • O custo é indicado logo abaixo do título, pela engrenagem. 2 significa 2 recursos quaisquer.
  • Cada equipamento é de USO ÚNICO, ou seja, ao usar uma vez, ele volta para a loja de itens.
  • Assim que utilizados, eles voltam para a Loja de Equipamentos.

A seguir uma descrição de cada Equipamento:

Custo: 1 recurso:

Lona

Quando usar: Quando o jogador for para a Expedição.
Como usar: Quando um jogador escolhe ir para Expedição, na sua vez de jogar uma carta na vaza, deverá jogar um Recurso, a carta de Expedição e a Lona. Este recurso não poderá ser recolhido por quem vencer a vaza. Fica garantido para o dono do Recurso que o jogou com a Lona + Expedição. Depois que o Líder escolher quais outros recursos ele quer recolher da vaza atual, o jogador que jogou a Lona pode consultar o baralho de Expedição, e pegar mais um recurso se quiser.

Baú

Quando usar: Depois de encerrar a resolução do Evento, ou seja, depois que o jogador já cumpriu (ou não) as condições de defesa do Evento (antes da fase 4.6 do manual (Fase de Limpeza)).
Como usar: Depois que o jogador já se defendeu do Evento (Fase 4.3), já optou por comprar ou não Equipamentos (fase 4.4), descarte o Baú (devolva-o para a Loja de Equipamentos, que estão abertos na mesa), e reserve um Recurso que ainda não foi gasto para o próximo Evento. Lembrando que neste próximo Evento, como o jogador começou com 1 Recurso, NÃO poderá se beneficiar da Hibernação.

Custo: 2 recursos diferentes:

Arpão

Quando usar: Antes da primeira vaza do Evento ser jogada.
Como usar: Escolha outra Relíquia para substituir a atual: O jogador que utilizar este equipamento pode trocar a Relíquia (ou seja, o recurso mais valioso do EVENTO, ou o Trunfo). Este jogador tem direito de colocar outra Relíquia de sua escolha no topo. A Relíquia atual é removida e não poderá mais ser usada para este Evento. Bem útil quando um jogador não possuir cartas boas do mesmo recurso que a Relíquia.

Custo: 2 recursos quaisquer

Mochila

Quando usar: Quando o jogador for para a Expedição
Como usar: Recolha 1 carta a mais da Expedição: Normalmente o jogador que foi para a Expedição resgata até 2 cartas do baralho de Expedição. Com a Mochila, neste turno ele recolhe de 1 a 3 cartas de Recurso do baralho de Expedição.

Custo: 3 recursos quaisquer

Caixa de Recurso

Quando usar: Na fase 4.3 - Defendendo-se do EVENTO.
Como usar: Na fase de defender-se do Evento, cada jogador deve ter os Recursos necessários para se defender de cada dano do Evento. Existe uma Caixa de Recursos para cada tipo de Recurso (1 de Ferramenta, 1 de Água, 1 de Comida, 1 de Combustível). Use este Equipamento para substituir por uma carta daquele tipo de recurso de qualquer número. Por exemplo: Caixa de Recurso - Água: use-a como uma carta de Água de qualquer número que precise. Retorne este equipamento depois de usado. Esta carta não conta como Recurso para a Hibernação nem Frost Bite, pois é um Equipamento.

Dúvidas sobre fases - Resolução do EVENTO

As fases desta etapa devem ser resolvidas estritamente nesta ordem, definidas no manual. Ao resolver uma fase pra todos jogadores, passa-se para a seguinte:

4.1 - Frost Bite: Nesta fase, o jogador sofre dano por recursos excedentes. Cada Evento tem um ícone que mostra o máximo de cartas que ele precisa pra ser cumprido, num círculo preto do lado direito da carta. Se um jogador, neste momento tiver cartas a mais, sofre 2 pontos de dano pra cada recurso a mais.
Exemplo: O Evento “Explosão”, causa 6 pontos de dano no total (ícone gota de sangue), porém, precisa de no máximo 7 cartas para ser defendido: 3 cartas de cores diferentes e 4 cartas de cores diferentes, somando 7. Não confundir com o ícone de gota, nem o ícone de escudo. Deve-se observar a QUANTIDADE DE CARTAS máximas necessárias para cumprir o Evento. O dano sofrido pelo Frost Bite tão punitivo que o jogador que sofrer APENAS dano do Frost Bite (e não do Evento) não pode comprar equipamentos neste Evento. O jogador não descarta nenhuma carta nesta etapa.

4.2 - Hibernação: Se neste momento não houver nenhum recurso na Colônia de um jogador, e este não utilizou a Expedição, previne-se 4 de dano (que ele receberá do Evento na fase seguinte)

4.3 - Defendendo-se do EVENTO: Cumpre-se cada um dos critérios de defesa do Evento.

4.4 - Compra de Equipamentos: Explicado melhor na seção de Equipamentos.

4.5 - Enfermaria: Na carta de Colônia existe um ícone que significa: “Descarte Três Recursos Diferentes, cura 1 de dano”. ou seja PARA CADA 3 Recursos diferentes, recupera-se 1 de dano da Colônia.

4.6 - Fase de Limpeza: Nesta fase, a carta de Evento atual vai para baixo da pilha do baralho de Eventos, e um novo Evento é revelado. A Relíquia atual volta para o baralho de Relíquias, este é reembaralhado e escolhida uma nova Relíquia (podendo ser a mesma do Evento anterior). Os Equipamentos não usados pelos jogadores continuam pertencendo a eles, abertos na frente de cada um. Caso tenham sido usados, voltam para a loja de Equipamentos. Todos os Recursos (menos os recursos reservados pelo Baú), voltam para o baralho de Recursos e são reembaralhados para serem distribuídos novamente para os jogadores.

Sobre a loja

Fundada em 2014, a Bucaneiros se especializou no desenvolvimento e criação de novos produtos para jogos de tabuleiro moderno. Hoje conta com lojas parceiras espalhadas em todo o território nacional, se consagrando como a maior fabricante de acessórios do país. Em 2018 foi anunciada a nova fase da empresa, impulsionada pelo ótimo relacionamento com seus parceiros a Bucaneiros estreou como editora, lançando jogos internacionais e desenvolvendo jogos com temática Marvel e de outras grandes franquias.

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