Saudações amigos bucaneiros!!
Aqui quem vos escreve é o Thiago Castro, diretor e fundador da Bucaneiros. Quem conhece a Bucaneiros hoje não imagina o tanto de pedras que surgiram em nosso caminho, o relato abaixo é algo muito intenso e particular que gostaria de contar a vocês!
As palavras desse texto vem do fundo do coração.
(Thiago e Milene em 2024)
A Bucaneiros completou 10 anos de vida e quero lembrar vocês que toda empresa, independente do tamanho, começa do ZERO! E essa é nossa história nua, crua e principalmente transparente:
CONFISSÃO:
Confesso que não tive a REAL intenção de fundar a Bucaneiros a princípio, pois eu era analista programador e meu foco sempre foi ter algum sistema inovador, uma startup que resolvesse algum problema de algum grupo específico (no caso eu estava focando em apps para diabéticos, assim como eu), então a ideia era ter uma "lojinha" de presentes que pudesse me ajudar a bancar o projeto enquanto eu focava no desenvolvimento desse sistema para diabéticos chamado "Equilibrium", até ele me dar alguma renda para sustentar minha família.
(Matheus e Thiago - nas noites de programação)
MAS COMO SUSTENTAR O DESENVOLVIMENTO DO MEU APP?
Eu não sabia o que vender na minha lojinha de presentes e foi então que Deus colocou no meu caminho o "nerdcast" (podcast do Jovem Nerd) sobre os novos jogos de tabuleiro modernos. Mas eu quase não tinha dinheiro algum para comprar um estoque inicial de jogos, então peguei “emprestado” cerca de R$2500 da reserva que minha esposa juntou sozinha e convidei um amigo programador para entrar nessa empreitada de duas empresas comigo, totalizando grandiosos R$5000 para investir em estoque haha.. Assim foi fundada a Bucaneiros Jogos em 2014.
Como ainda não poderíamos pedir demissão do nosso emprego CLT, tivemos a ideia de trabalhar após a jornada de 8 horas de programação todos os dias. Eu particularmente dividia minhas 4 horas extras, diárias, entre Bucaneiros e Equilibrium. E era nos finais de semana que focava ainda mais no desenvolvimento do app da Equilibrium (que de horas de trabalho não estava nenhum um pouco equilibrado rs..).
Ok, o site estava pronto, estoque inicial comprado e a gente poderia responder os clientes depois do horário de trabalho, mas quem iria fazer a expedição dos pedidos durante o dia? Foi nesse momento que os pais do Diogo entraram para nos ajudar na expedição até conseguirmos sair do emprego CLT.
(Fernando e Mara, pais do Diogo Fabrile)
A PRIMEIRA DECISÃO DIFÍCIL DA MINHA JORNADA NA BUCANEIROS:
As coisas estavam indo bem, nossas vendas aumentando, e nós reinvestíamos o pequeno lucro em mais estoque todo mês!
Porém cada dia que passava o foco maior era apenas na Bucaneiros e não mais na Equilibrium pois a Bucaneiros estava crescendo muito rápido! A dinâmica da gestão de um e-commerce não agradava muito o Diogo, por isso preferiu sair e focar 100% na programação como CLT, apesar de ter me ajudado MUITO a idealizar a Bucaneiros e com as primeiras demandas.
Agradeço imensamente a ele por ter iniciado esse projeto ousado comigo e estar sempre próximo até hoje, comemorando cada pequena ou grande vitória conosco!
Porém, nesse momento eu estava sozinho, não faria sentido pedir aos pais do Diogo para continuar fazendo a expedição pra mim, era uma ajuda pontual que eu sou eternamente grato! Eles são pessoas incríveis, mas eu tinha que seguir por conta própria.
E agora? Foco apenas na Equilibrium? Foco só na Bucaneiros? Quem vai fazer a expedição?
O MEDO PODE TE BLOQUEAR OU TE IMPULSIONAR:
Eu já era casado e minha filha tinha 2 anos, eu não poderia me dar ao luxo de falhar, eu não poderia arriscar e deixar minha família na mão para perseguir esse sonho, então precisávamos de um PLANO que nos desse o mínimo de segurança. Você já se sentiu assim? Mesmo que não, eu posso te garantir que SE O MEDO NÃO TE BLOQUEAR, ele te IMPULSIONA PARA DAR CERTO, POIS NÃO TEM PARA ONDE VOLTAR DE FORMA RÁPIDA! TUA FAMÍLIA DEPENDE DA SUA PERFORMANCE E ESFORÇO!
O PLANO QUE DEUS NOS GUIOU A CRIAR:
Visto esse risco, sentei com minha esposa (Milene) e JUNTOS traçamos um planejamento para alcançar o objetivo de desenvolver as duas empresas. Eu continuei como CLT fazendo as incontáveis horas de trabalho nas 3 funções que eu tinha, e ela em meados de 2015, pediu demissão do emprego CLT e focou na Bucaneiros, mas ainda não conseguíamos ter qualquer lucro da Bucaneiros.
Tiramos nossa filha da escolinha integral e por isso minha esposa também tinha a trabalhosa (apesar de ser prazerosa) função de cuidar da nossa filha pequena em casa.
Duas funções em tempo integral!
Me emociono ao lembrar o quão guerreira ela foi, literalmente passava mal de tanto esforço físico e mental naquela época, pois ela fazia o atendimento e expedição ao mesmo tempo que cuidava de nossa filha pequena até eu chegar e revezar com ela. Não tínhamos dinheiro para contratar algum funcionário e mesmo eu trabalhando bastante, não tenho vergonha em dizer que dependia da ajuda financeira do meu avô para pagar o aluguel do nosso apartamento.
(Milene e Luíse em meados de 2015) - (Vô Joa, Thiago e Ana Lia, irmã do Thiago)
A FEIRA QUE ME FEZ TOMAR A DECISÃO
Em meados de 2017 meu APP, o Equilibrium, foi escolhido entre centenas de projetos para ser apresentado na Campus Party, grande imersão/evento de tecnologia. De manhã eu vestia a camiseta da Equilibrium para apresentar nosso APP no estande da Campus Party e à tarde eu vestia a camiseta da Bucaneiros para mostrar os novos jogos de tabuleiro moderno para o público do evento! Eram vários dias de evento, então foi bem produtivo! Tive a ajuda do Diogo novamente, mesmo ele não fazendo mais parte da Bucaneiros, assim como a ajuda de outro programador, meu primo Matheus Castro.
Teve um investidor anjo que queria que eu apresentasse meu APP para a Unimed, com a intenção de fecharmos uma parceria com eles. O projeto estava ficando sério e estava prestes a dar certo!
A FRASE QUE MUDOU MEU RUMO
Eu e minha esposa éramos novos, tínhamos 20 e poucos anos. Eu conseguia fazer jornadas absurdas de trabalho com praticamente 3 empregos (um CLT e duas empresas que ainda não davam lucro), mas nós estávamos no nosso limite físico e mental, eu precisava tomar a decisão mais difícil da minha vida, pois estava com um pé "em cada canoa" e os braços em uma outra rsrs..
Então meu pai foi crucial nesse momento e me fez refletir profundamente com apenas uma frase:
"Se a Bucaneiros está crescendo em ritmo acelerado sem você focar 100% nela, imagina onde poderia chegar se você largar tudo e ficar só nela?!"
FOCO NA BUCANEIROS, DESISTI DA EQUILIBRIUM DEPOIS DE CENTENAS DE HORAS DE DESENVOLVIMENTO
Tomei coragem, refletimos MUITO e fomos pra cima, larguei meu emprego CLT, nunca nem fiz a apresentação da Equilibrium pra Unimed (mesmo com o APP 100% pronto para lançar) e FOQUEI na Bucaneiros com toda a energia possível!
Na verdade meu sonho era poder construir uma empresa onde muitas famílias poderiam se sustentar dela, assim como muitos clientes poderiam ser bem atendidos e terem produtos de ótima qualidade. Isso a Bucaneiros tinha de sobra desde sua criação. ESSE ERA NA REALIDADE O MEU SONHO!!
PRIMEIRO PASSO
A Bucaneiros nasceu em um apartamento onde morávamos, mas tínhamos que aumentar o faturamento e ajudar a custear a primeira loja física, então criamos nosso clube de jogos de tabuleiro, o Recanto dos Bucaneiros. Para bancar a criação desse clube e loja física da Bucaneiros, eu e minha esposa nos juntamos com mais duas amigas nossas, a Aline e a Letícia para criar o Recanto dos Bucaneiros e ao mesmo tempo seria nossa base para a Bucaneiros Jogos.
(fachada do clube Recanto dos Bucaneiros)
(Mesa e cadeira customizada com logo da Bucaneiros)
(Luisão o Explicador, Aline, Letícia, Milene e eu abaixo)
(Loja lotada no final de semana)
Nessa época eu já tinha uma máquina a laser (que fabrica os inserts) e que operava no fundo de uma loja de card games da cidade de Bauru/SP. Levei essa máquina para o Recanto dos Bucaneiros e contratei nosso primeiro operador de máquinas para alavancar a empresa.
(Primeira máquina a laser)
(Maquinário já estava tomando conta do espaço de jogos)
MAS AINDA NÃO ESTÁVAMOS 100% FOCADOS
As minhas sócias do Recanto ainda tinham outros empregos que dificultavam o foco no Recanto. Então depois de algum tempo elas optaram por sair da sociedade do Recanto para voltar a focar em suas profissões principais, então nesse momento eu e minha esposa nos vimos em um dilema: Tocamos sozinhos o Recanto dos Bucaneiros (um clube maravilhoso e inovador para a época) ou focamos 100% na Bucaneiros Jogos, principalmente na fabricação de acessórios para os jogos?!
Em 2018 decidimos fechar o Recanto e focar nos maquinários para a Bucaneiros Jogos, pois naquele momento nossos produtos de fabricação própria estavam voando, a aceitação do mercado superava as expectativas!
E foi necessário fazer uma mudança para um barracão maior!
PORÉM, QUASE FALIMOS...
Mudamos para um barracão em uma avenida movimentada de Bauru, adquirimos um maquinário bem caro para nosso porte na época, para começar a fabricar sleeves. Embora a empresa que nos vendeu o maquinário tivesse dado treinamento de como OPERAR a máquina, ela não nos ensinou a FABRICAR SLEEVES e sim saquinhos sem precisão alguma. Rodamos quase 1 ano gastando toneladas de plástico polipropileno sem conseguir fabricar um sleeve minimamente vendável e quase falimos entre 2018 e 2019.
Depois de muita tentativa e principalmente ERROS, descobrimos inúmeros macetes que são necessários, além de novos maquinários, para fabricar sleeves de ótima qualidade! E foi nesse momento que deslanchamos como empresa. Finalmente conseguimos lançar nossos sleeves, e com a ajuda dos famosos inserts da Bucaneiros, foi possível lançar nossa editora de jogos de tabuleiro.
COMO ESTAMOS ATUALMENTE:
Alguns anos se passaram, licenciamos jogos internacionais, criamos jogos Marvel e Peaky Blinders, inclusive um deles chamado Comic Hunters foi lançado mundialmente neste ano de 2024. Nossa querida Bucaneiros Jogos, empresa BRASILEIRA RAIZ, está sendo vista mundialmente através do Comic Hunters, quem diria ein?!
Hoje nossa equipe tem 25 funcionários. E em 2022 mudamos novamente para um barracão maior que o anterior, dessa vez com aproximadamente 500m2, com pé direito bem alto e dois andares na parte da frente da empresa.
Nossa fábrica possui 8 máquinas grandes, focadas em fabricar centenas de inserts e milhares de pacotes de sleeves por dia.
São mais de 100.000 pedidos fabricados e enviados desde 2014. Mais de 100 formatos de sleeves e 1800 projetos de inserts e demais acessórios para jogos de tabuleiro moderno.
Nesses últimos 10 anos, lembro das inúmeras vezes que tive que descobrir sozinho como dar manutenção nas máquinas, calibrá-las ou até descobrir COMO elas funcionam! E eu era apenas um programador com espírito empreendedor, com amigos, familiares, minha amada esposa e DEUS me guiando.
GRATIDÃO ETERNA
A todos que nos ajudaram na jornada de forma direta e indireta, ao Diogo, seus pais (Fernando e Mara), as minhas sócias do Recanto (Aline e Letícia), a todos os colaboradores e parceiros que contribuíram para o sucesso da Bucaneiros e um agradecimento especial a minha esposa que comprou a ideia como uma guerreira desde o início! Só concluímos 10 anos de empresa porque você esteve comigo em todos os momentos meu amor!
Que venham várias décadas de Bucaneiros Jogos com muitas novidades!!
E para comemorar, estamos com a promoção de 10 anos Bucaneiros rodando no site nesse mês de agosto de 2024, temos descontos e itens promocionais, clique aqui e saiba mais!
Fundada em 2014, a Bucaneiros se especializou no desenvolvimento e criação de novos produtos para jogos de tabuleiro moderno. Hoje conta com lojas parceiras espalhadas em todo o território nacional, se consagrando como a maior fabricante de acessórios do país. Em 2018 foi anunciada a nova fase da empresa, impulsionada pelo ótimo relacionamento com seus parceiros a Bucaneiros estreou como editora, lançando jogos internacionais e desenvolvendo jogos com temática Marvel e de outras grandes franquias.